quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Eixo VI

Este eixo como tantos outros além de oportunizar grandes aprendizagens também oportunizou relembrar os tempos em que era aluna do ensino fundamental, mais precisamente das séries iniciais. As interdisciplinas de questões étnico-raciais e educação especial foram as responsáveis por isso.
Sabemos que conviver com as diferenças, embora elas existam com tanta intensidade que talvez nem nos demos conta, não é fácil, sejam elas diferenças, físicas, psicológicas, materiais, sociais ou culturais. Mas o mais importante disto tudo é saber conviver com elas sem menosprezar ou vangloriar ninguém, e principalmente quando falamos em escola, em sala de aula, onde alunos muito diferentes estão em constante convívio. Afirmo isso com certeza, pois sei como é difícil ser discriminada, pois quando era pequena colegas maiores me chamavam por apelidos que não gostava e me sentia muito mal com isso, deixando lembranças e preconceitos sobre mim mesma por muito tempo.
Além destas duas interdisciplinas também tivemos Psicologia da Educação II e Filosofia. A interdisciplina de Filosofia contribuiu muito hoje para a elaboração de meu TCC, durante o período em que realizei as atividades propostas fui desenvolvendo e aprimorando a minha escrita, aprendendo a argumentar e encontrar e apontar evidências. Hoje na escrita de meu Trabalho de Conclusão de Curso, consegui com facilidade, se comparado há tempos anteriores compreender, apontar elementos fundamentais de texto e descrevê-los comparativamente com o foco central de meu trabalho. Acredito que todas as interdisciplinas contribuíram de certa forma com isso, mas aponto a de filosofia, pela forma como foram propostas as atividades, mostrando logo em seguida já os primeiros resultados alcançados.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Edinara,

Tua reflexão destaca aprendizagens que foram significativas para ti e isso se confirma nos exemplos e situações que trazes para ilustrar. Todos esses aprendizados contribuíram de algum modo na construção do TCC, seja nas discussões teóricas ou na forma de escrever, de argumentar. Isso mostra o quanto as àreas do conhecimento trabalhadas no curso possuem uma relação interdisciplinar.

Beijos, Rô Leffa.