segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eixo VII

Das interdisciplinas apresentadas neste eixo considero como mais importante a de Didática, Planejamento e Avaliação. Considerando que estes eixo precedeu o Estágio Curricular, esta foi a interdisciplina que obtive maior aproveitamento, não que as interdisciplinas de EJA, Libras e Linguagem e Educação não tenham oportunizado aprendizagens e conhecimentos, muito pelo contrário proporcionaram, no entanto devido ao momento, as ansiedades e preocupações, a contemplação maior advinha desta interdisciplina.
Por saber o que me aguardava no próximo semestre a exploração e aproveitamento das abordagens relativas ao planejamento escolar, avaliação e a orientação necessários em sala de aula foram mais significativos.
O conhecimento sobre diversos métodos educativos foi ao encontro do texto “Não há como alfabetizar sem método?”, de Iole Maria Faviero Trindade na interdisciplina de Linguagem, que através de uma leitura prazerosa nos remeteu a diversas indagações sobre as formas de alfabetização e de um modo geral sobre o ensino, seria mesmo possível alfabetizar sem método?.
Baseada nas idéias de Trindade (2004) não existe uma única forma de ensinar, na verdade as nossas escolas, mais precisamente os educadores estão utilizando diversamente de métodos e estratégias que oportunizam a aprendizagem, não precisamos seguir unicamente um método de ensino como os estudados em Didática, mas sim, podemos ousar, mesclar tudo que há de bom e que apresenta resultados favoráveis aos nosso educandos, facilitando a construção e troca de aprendizagens e conhecimentos.
Pensando desta forma elaborei e pratiquei meu estágio, realizando atividades que pudessem aproveitar e despertar ao máximo as curiosidades dos alunos, não seguindo uma única forma ou método de ensino, mas explorando tudo de cada método conhecido e explorado durante o curso.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Edinara,

É sempre mais motivador aprender algo do qual sentimos falta. A interdisciplina de Didática veio preencher algo que faltava, que era funtamental para o estágio e, por isso, despertou mais interesse e instigou a curiosidade.

Destaco que a expressão "de encontro ao" utilizada em teu texto está empregada inadequadamente, pois ela significa oposição, aponta para ideias contrárias, que se se chocam. Deverias ter usado a expressão "ao encontro de" que significa convergência, aproximação. Sugiro que edites a postagem e corrijas, certo?

Beijos, Rô Leffa.