segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Eixo VIII

Voltar a este semestre me trouxe muitas lembranças boas e também saudades, saudades dos meus alunos!
Realizar o estágio não foi uma tarefa fácil, colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos sete semestres anteriores foi um tanto complicado. Primeiro porque havia de me acostumar com o planejamento diário, principalmente considerando que embora tivesse realizado as observações, a turma e os conhecimentos que apresentavam ainda eram um tanto desconhecidos, causando certo desconforto e insegurança na escolha pelos materiais e metodologia a ser utilizado, mesmo tendo o auxílio da professora regente, o que aos poucos foi melhorando, se amenizando. E segundo por se tratar de um estágio e saber que embora tivesse dando tudo de mim, estava sendo avaliada, e talvez as minhas intenções não estivessem sendo vistas da mesma forma como eu estava realizando, algo que considero normal, pois cada um tem um ponto de vista e de analisar as coisas.
Nesse semestre com a elaboração do TCC, estou tendo a oportunidade mais uma vez de rever minha prática e nela as falhas e acertos cometidos durante esse período, tudo isso porque durante o estágio realizava s reflexões diárias, mas hoje posso ter uma visão geral do trabalho, assumindo o lugar dos que me observaram e acompanharam nesta etapa do curso, fazendo a partir de um olhar mais amplo como o de quem não está nem esteve envolvido no processo.
Posso afirmar que me sinto satisfeita com tudo o que consegui realizar, talvez hoje fizesse algumas coisas diferentes, mas baseada na minha própria experiência de trabalho ampliando-a e explorando ainda mais.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Edinara,

está ótima a tua reflexão sobre a tua prática em estágio. Apresentas claramente a capacidade de se colocar no lugar do outro e, assim, ampliar a tua leitura das experiências. Senti falta na tua postagem de algum exemplo concreto que ilustrasse as "falhas e acertos cometidos". Não se espera que os alunos acertem tudo no estágio. Todavia se espera, justamente, que reflitam sobre as falhas e acertos e como poderiam fazer se fosse "hoje"...
Deixo o convite para complementares.
Um grande beijo,
Profa. Nádie

Edinara Scheffer Costa disse...

Oi Nádie,
Que bom que viesse me fazer uma visita!
Bom, complementando a minha fala sobre acertos e falhas cometidos, considero que durante toda a nossa vida estamos cometendo algumas falhas que acabam nos proporcionando novas aprendizagens e consequentemente acertos. E durante o estágio não foi diferente.
Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia cita um exemplo de um jovem professor que fica dividido entre a autoridade a ser exercida e ao autoritarismo. Quando realizei a leitura me identifiquei com o exemplo, pois por vezes, ficava dividida e confusa em estar proporcionando espaço para que os alunos trocassem conhecimentos e aprendizagens ou estar ofuscando o meu trabalho. Só depois de ler e refletir sobre este exemplo me encontrei na situação de um educador que estava dando liberdade aos alunos, e ao invés de prejudicá-los estava orientando-os na medida em que minha ajuda e orientação eram necessários. Desta forma acredito que hoje isso faria a diferença, pois me apresentaria mais segura e consciente da prática em questão a ser desenvolvida.
Abraços.

Nadie Christina disse...

Oi Edinara,

esta complentação foi muito esclarecedora. Na postagem inicial não ficava claro a que "falhas" [se é que se pode considerar assim] estavas te referindo.
Esse exercício reflexivo vai contribuir muito com a tua carreira docente.

Grande beijo e votos de sucesso!

Profa. Nádie