terça-feira, 26 de outubro de 2010

Eixo V

Durante o Eixo V deste curso as interdisciplinas de Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental nos oportunizaram saber um pouco mais sobre a escola em si, sua concepção. A partir delas foram abordadas questões como a organização do ensino fundamental, as leis que regem a educação e com isso pudemos compreender muitas coisas que ocorrem nas escolas, como exemplo disto, os programas do governo que são abertos à participação ou não das escolas públicas, e que de certa forma são uma imposição de vontades governamentais, que muitas vezes sem perceber as escolas acabam por aderir a estas imposições camufladas e obedecer as ordens impostas.
Também tivemos a interdisciplina de Psicologia da vida Adulta e Projeto Pedagógico em ação. Em Psicologia pude presenciar as descobertas de muitas colegas e as de meu grupo quando elaboramos os projetos temáticos, e nesta semana conversando com uma colega ela me falou algo que ainda não havia me dado conta, relativo a interdisciplina e ao TCC. Ela me colocou que o TCC era o exemplo de uma das aprendizagens da vida adulta, foco de nossos projetos temáticos no período e exemplo vivo hoje. O TCC nos proporciona a grande oportunidade de demonstrar nosso crescimento ao longo destes cinco anos que se passaram e ao mesmo tempo presenciar e comprovar teoricamente algo que esteve muito presente durante um período de tempo em nossas vidas, algo muito significativo ocorrido no estágio.
E ainda a interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação, que explorou conosco a possibilidade de desenvolver um trabalho voltado especificamente às curiosidades de nossos alunos, no período nossas curiosidades e descobrir como é prazeroso trabalhar com algo que parte de nosso interesse.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Edinara,

Todos os eixos proporcionaram a vocês muitas aprendizagens e, hoje, é interessante ver como tudo estava relacionado, um conhecimento complementando o outro. É possível perceber também o quanto as interdisciplinas expressavam uma preocupação com a valorização das curiosidades e interesses dos alunos, incentivando a construção coletiva do conhecimento e a conquista da autonomia. São lições que ficam para a vida toda!

Beijos, Rô Leffa.