sábado, 2 de outubro de 2010

Reflexão sobre os Eixos I, II e III

Revisitar os três primeiros eixos deste curso me trouxe ótimas lembranças e a compreensão de quantas aprendizagens foram adquiridas neste período.
Muitas das leituras realizadas, com as visitas, foram demonstrando seu papel no meu crescimento pessoal e profissional ao longo do curso e principalmente se expondo no 8º semestre ao longo do estágio e também nas aprendizagens quanto ao uso de materiais teóricos para a elaboração de trabalhos, refletindo hoje na construção do meu TCC.
Em cada uma das postagens dos eixos I, II e III tentei apresentar as contribuições, senão de todas, mas pelo menos de uma interdisciplina em cada uma delas e logo de início encontrei um texto de Tardif (2001) que estou utilizando como um dos três artigos selecionados para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
O artigo de Tardif “O trabalho docente, a pedagogia e o ensino” trata-se, como o título já diz, da formação docente e me auxiliou muito na complementação e base, suporte teórico para a escrita de meu trabalho nesse campo, visto que como campo de pesquisa o meu TCC tenho como questão central “A importância da reflexão na formação do professor”.
No entanto à volta as interdisciplinas dos três primeiros eixos já marcaram e deixaram sua contribuição neste que marca o último de todos os semestres deste curso.

3 comentários:

Rosângela disse...

Oi Edinara,

Tua postagem faz um fechamento dos três primeiros eixo e retoma, de modo mais geral, as reflexões já feitas. Senti falta de uma discussão mais reflexiva, mais teórica, mais densa.
Para te ajudar a avançar na discussão te proponho alguns questionamentos a partir do texto de Tardiff: como tens compreendido a noção de reflexão a partir dessa leitura? O que o professor produz, concretamente em seu trabalho, a partir da reflexão? Essa reflexão passa necessariamente pelo registro escrito?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

Edinara Scheffer Costa disse...

Oi Rô,
Vamos ver se consigo atender aos teus questionamentos. Bem como citado na postagem esse texto foi selecionado como material teórico para a construção do meu TCC, e a partir dele compreendo a reflexão como a análise da situação situada, ou seja, considerando que na prática pedagógica educador e educando fazem parte desse processo, muito além de elaborar estratégias que atendam as necessidades dos educandos, é preciso analisar a realidade do contexto em questão e a partir daí pensar nessas estratégias. Nesse sentido o educador deve repensar a prática, considerando todo o contexto envolvido, como diria FREIRE¹ (1996) seria “ [...] o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer.” (pág. 17)
E quanto a possuir ou não registro escrito, nenhuma das leituras abordou a questão, mas no meu caso durante a prática do estágio realizava diariamente registros de reflexões ou comentários, que serviam se não na hora, mas dias depois para relembrar algo que não poderia passar despercebido. E mesmo assim se não houver, penso que se no momento de elaborar o novo planejamento didático houver a reflexão sobre a o fazer do dia, ou de semanas anteriores e essa reflexão ocasionar mudanças, isso é o mais importante.
Abraços, Edinara

¹Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa

Rosângela disse...

Oi Edinara,

Adorei teu comentário. Avançaste muito na discussão e respodeste aos questinamentos com muita propriedade. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.